entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Diferenças entre consórcio e financiamento de carros

Modalidades de compra de veículo são bastante diferentes; confira qual delas combina mais com você

17/05/2024 - Por Luiz Felipe Chaguri /RF1 / Fonte: iCarros

A hora de trocar de carro é sempre importante para qualquer motorista. Mas tão importante quanto é saber como fazer a compra deste veículo. E neste caso, duas das formas mais conhecidas são o financiamento e o consórcio. Cada uma delas tem características distintas, e em ambas o comprador pode se beneficiar.

Como funciona o consórcio

No caso do consórcio, um grupo de pessoas se junta para conseguir um bem, neste caso, um carro. Cada participante contribui mensalmente com um valor pré-determinado, que gera um “fundo” para a compra dos veículos. Também são feitos sorteios mensalmente, além da possibilidade de o comprador oferecer um lance, uma espécie de “adiantamento”, para conseguir o carro antecipadamente.

Vantagens do consórcio

A grande vantagem do consórcio é que não tem a cobrança de taxa de juros, mas sim uma taxa de administração, que normalmente é mais barata. Por tabela, não há a necessidade de se passar por uma avaliação de crédito. Em contrapartida, a aquisição do carro novo pode demorar mais tempo, anos em alguns casos, então é necessário paciência até conseguir o veículo.

Outra possibilidade para apressar a entrega do carro é dar um lance. Para isso é necessário entrar em contato com a empresa administradora do consórcio e formalizar o valor do lance. Se a sua proposta ganhar, você poderá retirar a carta de crédito desde que pague o lance para a instituição responsável.

Financiamento de carro

No caso do financiamento, o processo pode ser um pouco mais fácil para a compra. Primeiramente, tudo acontece através de uma empresa ou instituição financeira que vai emprestar o dinheiro. Geralmente é preciso pagar uma entrada, e o restante do valor do carro é dividido em um número determinado de vezes, que serão cobradas por esta financeira com juros que variam a cada instituição.

Antes da aprovação do financiamento, porém, haverá uma análise de crédito, que avaliará a capacidade de pagamento do comprador. Caso aprovado, o comprador pode escolher entre pagar menos parcelas com o valor mais alto, ou um pagamento menor, mas com mais parcelas. Em ambos os casos, o motorista sai dirigindo o carro praticamente de forma imediata.

Sabendo dos benefícios e problemas de cada modalidade, cabe ao comprador escolher de que forma vai adquirir o carro novo. Certo é que, seja por consórcio, seja por financiamento, você pode conseguir o modelo que vai te atender.

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.